segunda-feira, 28 de abril de 2008

Um "Viva" à Cultura!


Começo a escrever o post de hoje com uma empolgação extra; já que, no último fim de semana, tive o incomensurável prazer de passar toda uma noite no que, considero eu, ser a maior concentração e comemoração da cultura popular brasileira no estado de São Paulo.
Para aqueles que não entenderam de primeira, me refiro à Virada Cultural; evento ocorrente uma vez ao ano no centro de São Paulo.
tal evento promove a reunião dos principais artistas da cultura brasileira em todas as suas vertentes, realizando eventos e espetáculos durante um período de 24 horas.

Tal empolgação de minha parte deve-se ao fato de nunca, em nenhum outro lugar, ser possível encontrar tanta gente diferente com o mesmo espírito e mesmo propósito: disseminar e absorver o máximo de cultura e arte possível!

Está foi uma das grandes, porém raras manifestações governamentais em prol da cultura e arte, mas, sem dúvida alguma, grandiosa.
Foram montados inúmeros palco por toda a capital, além da liberação do uso de instalações monumentais como o Theatro Municipal, por exemplo.

O mais fantástico foi ver a quantidade de pessoas que se dispuseram a percorrer as ruas atrás de informação e arte; que, felizmente, abrangia a todos os gosto, desde o rock feito no palco da Estação República, passando pelo samba nas rodas, capoeira, hip-rop, jazz, MPB, música independente e cult, entre outros; além de cinema, teatro, arte circense, poesia e todo tipo de manifestação artística.

Eu, particularmente, mantive-me próximo ao palco montado na Avenida São João, onde tive o prazer de acompanhar os shows de Zé Ramalho, os fantásticos Mutantes e, na minha modesta opinião, do melhor da virada: O Teatro Mágico.

Depois de horas em pé, do empurra-empurra, sem violência alguma diga-se de passagem, e de ter meu celular furtado (quase nenhum tipo de violência), o que posso tirar da experiência é que; essa iniciativa deveria percorrer outros estados e cidades e manter-se viva, pois é, ainda um vestígio de preocupação com a cultura popular do nosso país.

Quanto a mim, aguardo, ansiosísso, a próxima virada, também muito curioso com que surpresas e trabalhos artísticos terei a disposição no próximo ano!

7 comentários:

Anônimo disse...

sem dúvidas a virada cultural foi ótima e teatro mágico a melhor apresentação, sem cair um pigo de chuva ao final do show deles houve até arco-iris!

TCC disse...

Viva a Cultura !! e que venha a proxima !!!!

e vc perdeu orquestra imperial foi FODA !!!!

Vinícius!!! disse...

concordo com absolutamente ada linha do texto, exceto o "teatro mágico foi o melhor da vorada!!!", mas tudo bem... gosto é gosto...

a arte passa por um momento interessantíssimo, principalmente na capital... nota-se uma efervecência interessante!!!

abraços!!!

Anônimo disse...

Ahh pena eu não pude ir!
Queria ver o show do Jorge Ben!

Eu também já fui furtada num show... Foi no show da Mix. Eu fiquei com tanta raiva que ainda pulei mais, me diverti mais... rsrsr

Isso faz uns 4 anos atrás...

Anônimo disse...

Eu tava lá!
Eu ví você lá^^
Saindo do show dos Mutantes (que na minha opinião foi o melhor), o qual eu estava bem na frente do palco, eu ví sia cabeça flutuando no meio da multidão e, logo em seguida, desaparecer no meio da mesma.

E ainda tinha o palco de música instrumental que também estava excelente.
Sem esquecer também dos artistas que aproveitaram a virada pra fazer sua arte nas ruas sem estarem vinculados oficialmente ao evento...

Marô Zamaro disse...

Ah, grande virada!

Queria ter a capacidade de auto-multiplicação...algo parecido com brotamento para ir a todas as atrações que eu quria.

Mas fui totalmente sem rumo, andando desnorteada com tantas pessoas estranhas ao meu limitado círculo social de Sãoberrrnarrrrdocampo!
Vi Canja Rock-Blues, o palco instrumental, dança afro, Mutantes e Cachorro Grande! (Dormi loucamente durante o show do TM, admito!)

Teremos um mini-plágio da Virada aqui em Bernô, nos dias 17 e 18, pra quem se interessar ;)

beijos!

Bia disse...

Bão...

Muito bão

a Virada foi maravilhosa,deveria ter todo fim-de-semana(que exagero)^^

Mas Kinho,você falou que queria que tivesse em outras cidades...

Vai ter amanhã aqui em São Bernardo,com uma programação,diga-se de passagem deplorável.

Tem coisas que só São Paulo,com todo sua elegância decadente mesmo.

(Tá feliz agora???)

bjus moço ; )