
Começo a escrever o post de hoje com uma empolgação extra; já que, no último fim de semana, tive o incomensurável prazer de passar toda uma noite no que, considero eu, ser a maior concentração e comemoração da cultura popular brasileira no estado de São Paulo.
Para aqueles que não entenderam de primeira, me refiro à Virada Cultural; evento ocorrente uma vez ao ano no centro de São Paulo.
tal evento promove a reunião dos principais artistas da cultura brasileira em todas as suas vertentes, realizando eventos e espetáculos durante um período de 24 horas.
Tal empolgação de minha parte deve-se ao fato de nunca, em nenhum outro lugar, ser possível encontrar tanta gente diferente com o mesmo espírito e mesmo propósito: disseminar e absorver o máximo de cultura e arte possível!
Está foi uma das grandes, porém raras manifestações governamentais em prol da cultura e arte, mas, sem dúvida alguma, grandiosa.
Foram montados inúmeros palco por toda a capital, além da liberação do uso de instalações monumentais como o Theatro Municipal, por exemplo.
O mais fantástico foi ver a quantidade de pessoas que se dispuseram a percorrer as ruas atrás de informação e arte; que, felizmente, abrangia a todos os gosto, desde o rock feito no palco da Estação República, passando pelo samba nas rodas, capoeira, hip-rop, jazz, MPB, música independente e cult, entre outros; além de cinema, teatro, arte circense, poesia e todo tipo de manifestação artística.
Eu, particularmente, mantive-me próximo ao palco montado na Avenida São João, onde tive o prazer de acompanhar os shows de Zé Ramalho, os fantásticos Mutantes e, na minha modesta opinião, do melhor da virada: O Teatro Mágico.
Depois de horas em pé, do empurra-empurra, sem violência alguma diga-se de passagem, e de ter meu celular furtado (quase nenhum tipo de violência), o que posso tirar da experiência é que; essa iniciativa deveria percorrer outros estados e cidades e manter-se viva, pois é, ainda um vestígio de preocupação com a cultura popular do nosso país.
Quanto a mim, aguardo, ansiosísso, a próxima virada, também muito curioso com que surpresas e trabalhos artísticos terei a disposição no próximo ano!